Postagem em destaque

sábado, 18 de março de 2017

FLORIDA KEYS - VIAGEM DOS SONHOS

Roteiro na Mão
Um conjunto de Ilhas localizadas no Sul da Flórida.

As Ilhas Keys, um dos lugares mais incríveis que já conhecemos.

Sabiam que a viagem de Miami até Key West é considerada uma das viagens mais bonitas do mundo?? 😮

Já prevendo o que poderia nos esperar, decidimos visitar esse paraíso de motorhome e posso dizer: It´s amazing!!

Roteiro na Mão

Não poderia deixar de dividir com vocês mais essa experiência. Vou contar tudo sobre as famosas Flórida Keys.

Tenho que começar pelo clima que, embora estivéssemos no inverno (janeiro/2017), pegamos praia todos os dias, bastante calor e a noite um clima mais fresco e bem agradável.

A Alta Temporada vai de dezembro à março e as diárias dos hotéis ficam mais altas, assim como tudo na Ilha, embora eu não tenha achado nada surreal como haviam me falado, imaginava algo assustador, mas não vi muita diferença de Miami. De junho a outubro dizem que os preços são mais baixos, porém esse período não me agrada em função da temporada de furacões , affffff... A dica que dou é antes de partir para road trip pelas Keys da Flórida, consulte calendário e condições meteorológicas, as Keys estão em áreas de furacões e é sempre bom prevenir...

Roteiro na Mão

De Miami até Key West (a última Ilha) são 170 milhas (272 Km), aproximadamente 3 horas e meia se você for direto, o que é praticamente impossível pois a estrada é um verdadeiro show e as paradas para fotos são obrigatórias.

Você pode chegar nas Ilhas por barcos saindo de Miami ou de Fort Myers, de avião desembarcando nos aeroportos de Marathon ou de Key West, mas o "Show" mesmo é ir de carro pela Overseas Highway.

Vamos começar falando da estrada, imagine uma ponte longa sobre o mar , uma ponte que parece não ter fim, é a famosa Overseas Highway. Do lado leste o Oceano Atlântico e do lado oeste o Golfo do México. Pode imaginar? Difícil descrever o quão incrível é esse caminho até Flórida Keys, confesso que deu até um frio na barriga por alguns trechos onde as pontes parecem ser bem baixas, quase no nível do mar, mas o clima estava maravilhoso e o visual era deslumbrante.

Roteiro na Mão

Minha recomendação é sair bem cedo de Miami e ir parando nas Ilhas, tomando um banho de mar, tirando fotos e curtindo toda a viagem.

As 5 Ilhas da Flórida Keys: Key Largo, Islamorada, Marathon, Big Pine Key e Key West, todas interligadas por pontes, uma reta só. Key West é a última ilha e a maior delas, localizada a apenas 90.000 milhas de Cuba.

Durante todo o trajeto a gente se depara com placas indicando “PARKING AREA”, são braços na ponte onde você pode parar para fotos, para pescar ou para um descanso. Vimos também vários motorhomes parados para o pernoite.

Cada Ilha tem seu charme especial...

KEY LARGO

É a primeira ilha depois de Miami (114 Km) e é a preferida para a prática de mergulho (é considerada a Capital de Mergulho do Mundo). A Ilha oferece também passeios de jet ski, pesca, passeios ecológicos, praias e muitos golfinhos. Você vai encontrar em Key Largo, desde casas de pescadores simples até Resorts super luxuosos. O cenário de Key Largo é também muito explorado pelos filmes de Hollywood.

ISLAMORADA

Saímos de Key Largo e seguimos para a próxima Key, Islamorada.

Logo avistamos um parque que deu muita vontade de parar para conhecer, o Founders Park. Estacionamos o motorhome lá dentro do parque e saímos caminhando. Tinha até que bastante gente, muitos eram estudantes. Encontramos uma espécie de prainha com muitas famílias fazendo pic nic , uns estudantes jogando volley e outros jogando frescobol...era feriado (1/janeiro) e por isso muita gente aproveitava o sol. Ficamos algumas horas por ali. Islamorada é conhecida por quem gosta de pesca em alto mar, muitos campeonatos acontecem por ali.

Depois do Park, seguimos um pouco e demos de cara com o ROBBIE´S , ainda em Islamorada, um lugar incrível, cara de praia total, feirinha de artesanato, passeios de barco, música ao vivo e um restaurante bem rústico de frutos do mar, fantástico! Artistas locais e o artesanato fofo que dava vontade de trazer tudo. Não deixe de experimentar no Robbie o famoso sanduíche de peixe, você não vai se arrepender.

Roteiro na Mão

O que reparei nas Ilhas é que eles não colocam um horário de abertura e fechamento dos parques, as placas indicam sempre: PARK HOURS: Sunrise to Sunset. Fofo neh?!?

Ficamos várias horas por ali, até que anoiteceu e decidimos procurar um lugar para o pernoite. Um pouco mais a frente encontramos o Publix, compramos algumas coisas e decidimos pernoitar por ali mesmo, acontece que uma policial disse que não era permitido e nos indicou o KMart que ficava um pouco mais à frente e foi uma noite perfeita, o clima super agradável e nossa geladeira totalmente abastecida. Portanto, fica a dica: a rede de supermercados KMart, permite o pernoite de motorhome...👍

Logo pela manhã seguimos viagem... muito pra conhecer ainda ...

MARATHON

Nossa próxima ilha, famosa pela pesca em águas profundas, Marathon. Bem no meio do caminho e, assim como todas as outras, com praias maravilhosas.

Roteiro na Mão

Em Marathon você pode pagar por um passeio com os golfinhos no Dolphin Research Center, pode alimentar as arraias no Aquartium Encounters, apreciar as tartarugas marinhas no Turtle Hospital ou mesmo alugar bicicletas em Golden Orb Weaver Nature. Uma praia perfeita é Sombrero Beach com churrasqueiras espalhadas e redes de vôlei.

BIG PINE KEY e LOWER FLORIDA KEYS

Última Key antes de Key West. Conhecida pela fauna e flora, também perfeita para a prática de mergulho. Curioso é que encontramos nas ilhas vários lugares para camping (muitos campings para RV) e várias áreas para pic-nic.

Roteiro na Mão

Para quem pretende fazer essa viagem de motorhome, vá tranquilo pois é muito bem estruturada, afinal de contas as famílias americanas amam uma road trip de RV.

KEY WEST

Por fim chegamos em Key West, a última, a maior e mais famosa das ilhas Keys. Key West tem mais ou menos o tamanho de Miami Beach. Recentemente foi votada como um dos melhores lugares do mundo para se ver o pôr-do-sol...😮!!!

Roteiro na Mão

Quando chegamos estava bastante calor, decidimos ir direto para a praia. Pegamos a S. Roosevelt Blvd e demos de cara com vários carros e motorhomes estacionados e uma praia linda, decidimos ficar por ali mesmo. A praia era a Smathers Beach, perfeita para a prática de esportes náuticos, eram vários kitesurf no céu. Pegamos nossas cadeiras, bebidas e sentamos ali pra assistirmos ao espetáculo de kitesurf.

Final do dia seguimos para a Duval Street, a principal rua da cidade, muitos bares, restaurantes,  lojas, o Hard Rock e o Sloopy Joe´s que é o famoso bar de Key West. A Duval estava ainda com toda a decoração de natal e linda demais. Alguns shoppings pequenos a céu aberto, todos decorados. As pessoas circulam muito de bicicletas alugadas e também de bicycle taxi que nada mais é que uma bicicleta taxi, muito legal.

Key West é toda vintage, parece que estamos dentro daqueles filmes de Hollywood dos anos 50, tanto as casas como o comércio ... tudo no estilo antiguinho, lindo demais. A Duval é onde tudo acontece, várias lojinhas de US$ 5,00 , deu pra comprar umas coisinhas legais. Encontramos também galerias de arte e bares temáticos.

Roteiro na Mão

Andamos na Duval de uma ponta a outra e percebi que, assim como em quase todo território americano, a vida noturna não vai até muito tarde não, o relógio já marcava 23h00 e não víamos muitas pessoas na rua e a atmosfera já não estava tão legal assim.

Notamos que Key West é bastante liberal, parece que ali tudo é permitido. Antes de entrarmos num bar ou pub com as meninas, primeiro eu entrava e percebia o ambiente, não se assuste, tudo lá é descolado até demais.

Quem morou em Key West foi nada menos que Ernest Hemingway, o famoso escritor americano com uma biografia curiosa. A casa de Hemingway está lá para visitação com algumas obras do escritor (visita guiada US$ 13,00).

O ponto turístico mais famoso de Key West é Southernmost Point, o Marco das 90 milhas. É um monumento que marca a pontinha da Ilha de Key West e assim a pontinha dos Estados Unidos. Dali avistamos Cuba e a distância de lugar ao outro é de 90 milhas. Filas são formadas para a foto do Marco. Era noite quando tiramos nossa foto e o que é bem legal, pois podemos avistar as luzes de Cuba... pena que na foto não dá pra sair...😔

Roteiro na Mão
Fizemos um free camping no KMart, foi tudo perfeito e ainda aproveitamos para umas comprinhas.

Na manhã seguinte seguimos para a praia de Fort Zachary Taylor Beach, muito bem recomendada pelos locais, e foi a melhor escolha que fizemos.

Fort Zachary Taylor Beach - um paraíso meio escondidinho. Na entrada uma guarita onde pagamos para US$ 8,00 pra entramos com o motorhome, acabei não anotando o valor por pessoa e nem o valor do carro mas seu que pra entrar a pé também tem que pagar mas é bem baratinho. Estacionamos num local cheio de árvores e com várias mesinhas para picnic.

Em Fort Zachary você tem toda estrutura que precisa, duchas, aluguel de cadeiras e guarda-sol, banheiros e várias mesas e churrasqueiras, show de bola. A praia é lotada de pedrinhas que machucam os pés e não tem a menor condição de andar descalço, até pra entrar na água sem sapato é ruím... eu olhava e a maioria dos banhistas estava com uma espécie de meia com solado de borracha...😲

Eu diria que Fort Zachary é uma verdadeira "ILha da Fantasia"... linda demais. Tiramos muitas fotos e aproveitamos muito o mar. Fizemos também nosso almoço ali mesmo ...

Roteiro na Mão

Sentamos nas pedras para apreciarmos o que tem de mais bonito em Key West, o pôr do sol. As pessoas vão chegando e se acomodando. Os barcos e jet Ski vão parando bem ali na noss afrente e lá estava ele, o astro rei - SOL -, se escondendo pra se preparar para o dia seguinte.

Posso dizer que esse dia nunca sairá de nossas lembranças, foi realmente uma experiência inesquecível.

Não achei tanta necessidade assim de um carro em Key West, mesmo porque as ruas são estreitas demais e estacionar é sempre uma grande mão de obra. Bicicleta para locação é o que não falta na cidade.

Roteiro na Mão

Quanto a hospedagem em Key West, estávamos de motorhome mas seu que os hotéis não são tão baratos e na alta temporada então os valores ficam bem mais salgados, mas mesmo assim não aconselho um bate e volta de Miami, Key West não merece uma visitinha rápida, tem muito pra ver e conhecer.

Depois de Fort Zachary e após o "Unforgettable Sunset", decidimos seguir viagem e pernoitamos em Marathon - novamente um free camping no KMart (Santo KMart)...

Aqui nossa experiência por Flórida Keys, mais um sonho realizado!!!