MOTORHOME EM CALICO GHOST TOWN - CALIFÓRNIA

Roteiro na Mão
Localizada no Deserto de Mojave, no caminho entre Los Angeles e Las Vegas.
Cálico já fazia parte do nosso roteiro e estávamos bastante ansiosos.

Acabamos saindo um pouco tarde de Anaheim, o que não deveria ter acontecido pois a estrada é boa mas totalmente deserta, exatamente como nos filmes, deserto de um lado e de outro. Acabamos perdendo um tempo preparando o motorhome para a viagem e também porque decidimos dar uma passadinha em Downtown Disney.

Seguimos em frente e sabíamos que qualquer coisa era só pararmos nossa casinha na beira da estrada e pronto, tínhamos comida, chuveiro e camas confortáveis. Bom, a estrada parecia interminável mas o visual era de tirar o fôlego e logo escureceu. Sem ter a menor ideia de onde dormiríamos pois até onde eu havia pesquisado, o parque para visitação fechava às 17hs... então, o que faríamos lá a essa hora???

Saímos da estrada e pegamos um caminho estreito de terra, uma escuridão tremenda, única iluminação era o farol do motorhome. Avistamos uma placa de madeira indicando com flechinhas, um cemitério e um camping, ufaaaa!!! Sensacional, camping era tudo o que precisávamos naquele momento mas o cemitério deixou aquela cena muito tensa. As meninas só diziam: - Pai, eu não vou dormir numa “cidade fantasma” ao lado de um cemitério!!! Não tínhamos escolha, dar meia volta era praticamente impossível.

Logo avistamos uma cena um tanto quanto estranha, como estava muito escuro não dava pra entender direito mas tinha um grupo de pessoas no meio do nada, posicionadas em círculo, enroladas em cobertores e em volta de uma fogueira muito grande, não entendia se eles cantavam ou simplesmente falavam muito alto mas me desesperei com aquilo, algo meio sinistro, acho que eu já estava tão tensa com toda a aventura e por ter assistido tantos filmes de terror ao longo da vida que na hora me veio o filme “Viagem Maldita” na cabeça, a cena era muito parecida e então eu comecei a gritar: Vamos embora daqui, são canibais, vão nos matar.... hahahaha...agora chega a ser até ridículo mas na hora foi bem tenso. Achamos melhor seguir mais em frente naquela estradinha inóspita...

Uns 200 metros dali encontramos muitos motorhomes e trailers, ainda no meio da escuridão mas tinha cara de camping, ufaaaa, minha vontade era descer e abraçar todo mundo que estava ali, tipo : Obrigada por estarem aqui!!!  Estacionamos nossa casa, pegamos nossos casacos, lanternas e saímos caminhando para entender um pouco onde estávamos. Logo percebemos que eram várias famílias, cada uma com seu motorhome, em volta de fogueiras, cantando, vendo futebol na TV (alguns trailers  tem TV do lado de fora... show!!!), crianças andando de bicicleta, outros assando marshmallow na fogueira, demais!!! Aquilo tudo foi tão surreal que se me falassem pra ir embora naquele momento pois a viagem havia acabado, OK, eu já estava mega feliz de estar naquele lugar, vivendo aquilo com minha família.

Na manhã seguinte acordamos cedo pois estávamos ansiosos para entender realmente que lugar era aquele. Avistamos montanhas e traillers para todos os lados. As meninas começaram explorar as montanhas e uma senhora chegou e nos avisou para tomarmos cuidado pois haviam vários escorpiões ali !!!! Uauuu... ...

Saímos caminhando a pé para conhecer o famoso parque de Calico Ghost Town. O aviso dizia que teria uma cobrança de US$ 8,00 para visitação mas a guarita estava vazia e o “parque” aberto e então não pagamos nada.

Pronto, agora entramos no verdadeiro filme do Daniel Boone (que saudade!!) e só faltava o chapéu de pele de castor com um rabinho atrás... Muitos motoqueiros chegavam por ali e cobertos de terra...

Roteiro na Mão

Vamos entender o que é esse lugar...

Calico é uma cidade fantasma localizada em Yermo na Califórnia, no Deserto de Mojave. Chegou a ser a maior mina de prata do sul da Califórnia e a ter 5.000 habitantes. Foi fundada em 1881 após a descoberta  de minas de prata e cresceu bastante. Tinha hotéis, lojas, sallons, correio, banco e até xerife e cadeia. Em 1896 o comércio da prata se esgotou e, sem ter meios de arrecadar dinheiro e de crescer, a cidade começou a desaparecer. Na virada do século, Calico já estava abandonada e deixado para se decompor gradualmente no sol do deserto e foi então que em 1951 foi comprada por Walter Knott (também fundador do Knott Berry Farm em Buena Park) e reconstruído e transformada numa “cidade fantasma”. Virou uma atração turística e é bastante visitada. Knott doou Calico Ghost Town para San Bernardino que transformou num Parque Estadual.

Entramos nas lojinhas e até a cadeia da época estava lá preservada para visitação. As meninas fizeram um tour nas grutas e adoraram. O cenário é realmente incrível, tiramos fotos fantásticas, tomamos várias SODAS ROUTE 66, uma delícia! Comemos lanches nos Sallons e o atendimento é feito pelos cowboys, muito legal! Ficamos por lá algumas horas e deu pra explorar tudo! Para aqueles que estiverem de passagem entre Los Angeles e Las Vegas, vale a pena dar uma desviada na rota e conhecer Calico Ghost Town.

Anote aí:

• A distância de Los Angeles a Calico é de 210 Km e de Calico para Las Vegas é de 240 Km e vale a pena sim dar uma parada no meio do caminho e conhecer a tão famosa Cidade Fantasma.

• Se você, assim como eu, quiser se aventurar e pernoitar em Calico, fique tranquilo que estrutura você tem. Para os aventureiros de motorhome, você tem o Calico Ghost Town & Campground Yermo, Califórnia. Pagamos uma diária de US$ 30,00 em janeiro/2016. O acampamento fica a 2 milhas da estrada e a poucos metros da entrada do parque. O local é bastante primitivo e cercado de montanhas e estava lotado pois muitos ali vão para fazer a trilha ao redor do parque que me disseram ser muito legal. Todas as conexões do motorhome estavam em muito bom estado, com tudo funcionando perfeitamente, sem problemas de água ou energia e todos os sites são bem próximos uns dos outros mas todos com mesa, bancos e fogueira.

• Se você tiver de carro, o hotel mais próximo que encontrei foi o Oak Tree Inn Yermo - 6Km do parque Calico Ghost Town. A diária gira em torno de US$ 75,00 com café da manhã. É uma ótima opção para quem está cansado de dirigir e pretende conhecer o parque.

• Nós conhecemos Cálico no inverno, em janeiro/2016 e a temperatura estava bem baixa a noite mas durante o dia o sol esquentava bum pouco. Tive informações que no verão é tão quente que chega a ficar insuportável e portanto, programe direitinho sua viagem pra não entrar numa roubada.