Postagem em destaque

domingo, 6 de janeiro de 2019

TUDO SOBRE AIRBNB


Hoje quero falar sobre a Airbnb, esse "novo" tipo de hospedagem que vem conquistando cada vez mais viajantes. Falei "novo" mas não é tão novo assim, o Airbnb existe desde 2008 mas a plataforma se tornou forte mesmo não faz tantos anos assim.


Roteiro na Mão



Airbnb surgiu pra acabar com a rede hoteleira? Não, no meu entendimento é mais uma opção para o viajante na hora de decidir onde e como se hospedar. Claro que com o passar dos anos a plataforma foi se tornando cada vez mais forte e mais procurada e isso incomodou sim os hotéis, tanto que em alguns países é proibido o uso do aplicativo.

Em 2012 tivemos nossa primeira experiência com esse tipo de hospedagem, embora na época não conhecesse a plataforma, reservamos um apartamento em Orlando, através de um contato que encontramos no Google. Amamos a experiência, um estilo de viagem que nos agradou muito. As meninas eram pequenas e ficarmos 26 dias dentro de um quarto de hotel seria tenso. Sei que em Orlando a gente passa a maior parte do tempo na rua mas mesmo assim, não queríamos isso. Encontramos o Caribe Cove e a reserva foi feita diretamente com o proprietário de um dos apartamentos. Foi a melhor experiência que tivemos, um apto grande com 3 quartos, sala espaçosa, cozinha com todos os utensílios necessários, uma sacada grande e ainda de quebra nós tínhamos toda a estrutura do condomínio: piscina, academia, lavanderia, recepção 24 horas. 

Quando você viaja com a família, "principalmente com crianças", espaço é tudo, e cozinha "pra mim" é essencial. Elas saíam dos parques super cansadas, não havia a menor condição de levá-las para um restaurante, por isso o apartamento fez toda a diferença.


Roteiro na Mão


Então vamos lá, pra quem ainda não conhece, a Airbnb é uma plataforma de aluguel de acomodação ao redor do mundo. De um lado tem o anunciante que quer alugar seu imóvel e do outro o viajante em busca da hospedagem ideal. Esse casamento já conta com 2 milhões de acomodações ao redor do mundo e mais de 60 milhões de hospedes...😲. Mas o que fez a Airbnb chegar onde está hoje foi sem dúvida a facilidade de se navegar no site e a confiança que se tem no aplicativo, uma vez que eles seguem um critério sério de avaliação. Como vem acontecendo com muitos sites de venda pela internet, onde qualquer um se cadastra e faz seu anuncio de venda, não é bem assim com a Airbnb, o imóvel anunciado e o anfitrião são avaliados, as fotos publicadas também são conferidas pelo site, isso descarta o tal anúncio "fake". O locador também é avaliado, isso também é uma garantia ao anfitrião. Muito bacana é que o anfitrião não é obrigado a alugar o imóvel para aquela pessoa que não tem boas recomendações em sua avaliação. Portanto, ambos seguem um critério de avaliação.

Quando você reserva um hotel basta colocar seu nome, forma de pagamento e pronto, reserva feita. Com a Airbnb não é bem assim que funciona, você terá em seu cadastro a sua avaliação de outras experiências com o site e ali o locatário irá avaliar se aceita ou não sua reserva.

É importante explicar também que são várias as opções de hospedagem da Airbnb, vão desde dormitórios coletivos com baixo custo, até Castelos 😮... isso mesmo, você pode se hospedar num Castelo se seu bolso permitir...

Como reservar na Airbnb:


- O primeiro a fazer é se cadastrar no site: www.airbnb.com

- Após o cadastro acesse a busca do seu local ideal. Fique bastante atento nesse momento, você pode estar procurando um "apartamento" e ele te mostrar um "quarto",por isso a importância do filtro, quanto mais filtro você colocar, melhor, pois ele te direciona para o que você está exatamente buscando.

- Para não errar: leia atentamente "todos" os comentários. Tem muita gente que passa o olho nas fotos e nos preços e vai logo reservando... NÃO FAÇA ISSO...Use e abuse das ferramentas oferecidas, assim não tem como errar.

- Uma outra dica que sempre dou e que sempre faço é falar com o anfitrião antes de efetuar a reserva. Sempre mando uma mensagem pra ele ou questionando alguma informação que não tenha ficado muito esclarecida no site ou mesmo pra conhecê-lo. Entendo que isso passa mais segurança pra  mim e para o anfitrião também.

- Preste muita atenção na hora de sua busca: banheiro, elevador (vejo apartamentos no 4º andar sem elevador), estacionamento (se for seu caso), utensílios de cozinha, TV, WiFi, aquecimento ou ar-condicionado (importantíssimo dependendo do lugar que você está viajando) e localização.

- Algumas pessoas me perguntam quanto a roupa de cama, mesa e banho num Airbnb e explico que esses itens funcionam exatamente como num hotel, o anfitrião deixa a disposição para os hóspedes: toalhas, roupas de cama, toalhas de mesa, panos de prato, shampoo, sabonetes... alguns anfitriões fazem até mais, deixam cápsulas de café, sabão em pó,  sachês de açúcar, de sal, de chá...

- Outra prática que sigo é usar e abusar do Google.maps , faça um tour pelas redondezas e sinta mais segurança e confiança no bairro que irá se hospedar.

- Preste muita atenção na política de cancelamento para não se arrepender depois. 


Roteiro na Mão


Vantagens de reservar Airbnb:


Acho que a maioria das vantagens eu já contei aqui, mas vou simplificar:

- Uma das coisas que mais me atrai é o toque pessoal. Estar na casa de um morador local é com certeza uma experiência diferente, você vive realmente a experiência como um morador e não como um turista.

- Café da manhã de um hotel é maravilhoso, concordo, mas acordar cedo e descer na padaria pra buscar meu pão, faz toda a diferença... 😃, como se eu morasse realmente naquele lugar, é vivenciar de perto o dia-a-dia dos nativos... adoroooo isso!!

- Outra vantagem que vejo é o preço. Como sempre ficamos por um longo período, os valores acabam saindo de 30 a 40% mais econômicos que uma hospedagem num hotel. Não preciso dizer que isso também vai depender do lugar que você escolher, claro.Lembrando que hoje a Airbnb está também parcelando a hospedagem em até 3 vezes.

- Não preciso viajar com meu guarda-roupas nas costas pois tenho minha própria lavanderia (na maioria) e também não preciso desembolsar fortunas usando lavanderia de hotel, muitas vezes totalmente inacessível. 

- Aqui em casa somos em 4 e hoje com as meninas maiores, obrigatoriamente precisamos de 2 quartos num hotel e, por mais que sejam conjugados ou não, descarto a preocupação delas estarem em outro quarto num hotel.

- Espaço, esse talvez seja o grande diferencial. Sabemos que mesmo um hotel com quartos espaçosos, ainda assim é um quarto. 

- Sem citar aqui a hospedagem em quarto compartilhado que embora eu ainda não tenha experimentado esse tipo de hospedagem, já vi muitos relatos de pessoas que adoraram a experiência, perfeito pra quem viaja sozinho pela oportunidade de fazer amizades, conhecer pessoas de várias nacionalidades e trocar experiências.

- A decoração dos apartamentos também faz toda diferença. A grande maioria é finamente decorados e o anfitrião sempre lhe aguarda com um mimo, isso é muito legal.


As vantagens de se hospedar num Hotel:


- Serviço diário de camareira. Sim, se isso é realmente importante pra você, não abra mão desse diferencial que só o hotel oferece. Sair do quarto deixando tudo pelo caminho e quando retornar, tudo estará arrumado e pronto.

- O café da manhã é um diferencial (embora nem todos os hotéis ofereçam), mas é gostoso demais acordar e tomar aquele café da manhã de hotel, eu adoro...

- Você não precisa se preocupar com chave do quarto, com chuveiro que não esquenta, com TV que não funciona... no Hotel tem sempre alguém pra te ajudar de imediato.

- Em sua grande maioria, as inúmeras formas de pagamento. O Hotel oferece várias formas de pagamento da hospedagem (a maioria), parcelamentos, pgto no cartão de crédito, depósito antecipado...

- Além do room service que já mencionei, também incluo na vantagem do Hotel os serviços prestados como aluguel de carros, táxis, dicas de passeios e rotas.. tudo isso você tem fácil num Hotel (na maioria).

Como deu pra perceber, sou mega fã do Airbnb 😍

Ainda sobre o Airbnb, preciso contar sobre os vários tipos de hospedagem que encontramos no site:

- Apartamento inteiro - coloque na busca: "espaço inteiro";
- Quarto compartilhado - coloque na busca: "quarto compartilhado";
- Quarto inteiro sozinho - coloque na busca: "quarto inteiro";

Mas também podemos reservar outros tipos de hospedagem:

- Um condomínio inteiro;
- uma casa rural;
- um chalé;
- um loft;
- uma casa de campo;
- uma casa na árvore;
- uma cabana;
- um celeiro;
- uma pousada inteira;
- um Castelo;
- um Moinho;
- um Iate de luxo...

Sim, você pode viver todas essas experiências através do Airbnb. Quando estivemos em Lisboa decidimos nos hospedar num Iate de Luxo 😮, mas isso eu conto em outro post.

E então, o que achou do Airbnb? Conte pra gente sua experiência de hospedagem...

Agora não tem mais desculpas para deixar de viajar hein, aventure-se e tenha história pra contar...😍

Por menos rotina e mais "Roteiro na Mão"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário