Postagem em destaque

quinta-feira, 2 de maio de 2019

SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE BRAGA


Roteiro na Mão

Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga, é  um local imperdível pra quem vem a Braga. Saibam que é um dos lugares mais visitados da Europa...

Bom Jesus do Monte é rodeado por um bosque lindíssimo com árvores centenárias e uma vista incrível da cidade de Braga.



A Basílica foi projetada pelo arquiteto e engenheiro Carlos Amarante e foi concluída em 1811. Todo o terreno em sua volta também foi um projeto do Amarante e apresenta oito estátuas que representam personagens que fizeram parte da condenação, paixão e morte de Cristo. Foi o primeiro edifício neoclássico do país. Mas é importante dizer que o Santuário do Bom Jesus de Braga foi mandado construir em 1494 pelo arcebispo D.Jorge da Costa que pretendia fortalecer a fé dos católicos através de um percurso sagrado que representava a Paixão de Cristo e a sua morte. Ao longo dos séculos, o Santuário passou por várias remodelações.


Roteiro na Mão
Roteiro na Mão


Para chegar ao topo são 700 degraus 😓, mas não se assuste pois existe uma forma confortável e imperdível para superar todo esse esforço, utilize o funicular ou mais conhecido por Elevador do Bom Jesus. Inaugurado em 1882, sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica e atualmente o mais antigo em serviço. Funciona com o sistema de contrapeso de água e é considerado como ícone da engenharia portuguesa.


Roteiro na Mão
Roteiro na Mão
Roteiro na Mão



O correto seria subir as escadarias e descer pelo funicular...MAS, como sei que não é tarefa muito fácil, o caminho inverso tá valendo também, porém não deixe de percorrer toda a escadaria, seja subindo ou descendo. 


Roteiro na Mão


Como já dito, a Via-Sacra está representada em todo o Santuário do Bom Jesus do Monte, é possível relembrar e imitar os passos do martírio de Cristo, realizando-se assim a "ressurreição" do cristão e ao final a sua redenção e purificação. Ao subir o escadório passará pelas 6 capelas decoradas com cenas que evocam a vida e Paixão de Cristo e também por um conjunto de estátuas de personagens bíblicas ligadas à Paixão de Cristo: Anaz, Caifaz, Herodes e Pilatos, José de Arimateia, Nicodemos, Centurião e Pilatos e todo o percurso é feito em ziguezague, lindíssimo. 



Roteiro na Mão

Roteiro na Mão


Concordo que subir o escadório do Bom Jesus exige grande fôlego mas vale a pena o sacrifício, além da paisagem que dispensa comentários, poderá observar também as fontes dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), as três virtudes (fé, esperança e caridade) e claro, a Via Sacra.


Roteiro na Mão


O Santuário não é pra ser visitado uma única vez, tem muito pra se explorar. 


Roteiro na Mão


"Ver Braga por um canudo" - assim como a história local do Bom Jesus, há também um objeto de muita representação que encontramos no topo da colina, é ele um telescópio, também chamado de "Canudo do Bom Jesus". Através desse "Canudo" podemos contemplar toda a cidade de Braga. Ele fica ao lado do Hotel do Elevador e nos disseram que o aparelho tem mais de 100 anos...😱


Roteiro na Mão
Roteiro na Mão


No planalto principal do Bom Jesus encontramos 4 hotéis: Hotel do Parque, Hotel do Elevador, Hotel do Templo e Hotel do Lago, assim como alguns cafés e até o lindo edifício da Casa das Estampas onde podemos encontrar souvenirs como panos, cartão postal, imãs e várias outras lembranças para levar pra casa.


Roteiro na Mão



Roteiro na Mão
Roteiro na Mão

Roteiro na Mão


Também no topo do Santuário, irão se deparar com lagos, grutas, mirantes, árvores centenárias, pontes rústicas, quiosques... perfeito para um dia inesquecível.


Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão


Se tiver a oportunidade, visite o Bom Jesus do Monte durante a semana, aos sábados e domingos é bastante movimentado. 



Roteiro na Mão


Seja subindo ou descendo pelo funicular, seja subindo ou descendo pelo escadório, seja durante a semana ou no final de semana, seja pra passar algumas horas ou passar um dia inteiro... não importa como fará, mas não deixe de visitar o Bom Jesus de Braga, é lindo demais e com certeza ficará pra sempre na sua memória.


Roteiro na Mão

Roteiro na Mão


#menosrotinamaisroteironamao





Nenhum comentário:

Postar um comentário